VISITAS NA CAVERNA

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FERRO PARA O DEDLIFTER

Muito se pergunta qual é a alimentação necessária para um Deadlifter!

Na realidade devemos perguntar qual é o substrato necessário na alimentação de um Deadlifter!

Carboidratos, Proteínas, Gorduras boas, todos sabemos que não só um Fisiculturista, mas também um Deadlifter deve ter tudo isso presente em sua alimentação, mas o ferro é uma peculiaridade na alimentação não somente de um Deadlifter, mas de um Powerlifter, vejamos porque:

O músculo necessita de sangue para sua oxigenação e uma alimentação fraca em ferro desestimula essa oxigenação, a falta de produção de hemácias (glóbulos vermelhos) leva á anemia o que é sinônimo de fraqueza, palavra esta que não pode jamais estar no dicionário de um Dedlifter!

Um atleta de alto rendimento perde mais ferro que uma pessoa normal através do suor, pois este é o principal fator de perda de ferro, visto que em 01 litro de suor temos a concentração de 0,1 mg de ferro, sendo que um atleta pode perder em média ao dia, de 0,4 mg a 0,6 mg de ferro através do suor.

Assim, considerando que a necessidade normal de ferro no sangue é de 1,0 mg ao dia e um atleta de alto rendimento chega a perder até mais da metade, isso torna preocupante para efeito de rendimento nos treinos, haja vista que um Deadlifter necessita da força ao extremo.

Alguns alimentos tidos como principais fontes de proteína para um atleta praticante de musculação podem levar a degradação do ferro no sangue, assim como os ovos; outros alimentos como café, chá, leite, também levam a atrapalhar a absorção do ferro pelo organismo!

Nada impede desses alimentos serem ingeridos, longe de dizer que não devem, porém, o que não é aconselhável é a ingestão no momento em quem que se está ingerindo o substrato ferroso.

Sabemos que o ferro pode vir de alimentos vegetais e animais, porém, o ferro encontrado nos alimentos animais é que mais potencializam a absorção, muito mais que o ferro oriundo dos alimentos vegetais, mas por quê???

Simples, pois o ferro pode ser composto de proteínas hémicas e não hémicas, ou seja, ferro com proteína hémica é aquele que leva a oxigenação ao sangue e os alimentos animais são ricos em ferro hémico, ao contrário dos alimentos vegetais que são não hémicos!

O ideal para um atleta de alto rendimento é ingerir alimentos ricos em ferro hémico como carne vermelha e conjuntamente ingerir vitamina "C", que é um rico potencializador do ferro na corrente sanguínea.

A melhor carne é o fígado que contém em média 07 mg a 09 mg de ferro a cada 100 gramas.

Nada impede que sejam também ingeridas cápsulas de ferro, no meu caso ingiro "Sulfato Ferroso" + Vitamina "C", sendo 120 mg de sulfato ferroso + 500 mg de vitamina "C" pela manhã e a mesma quantidade no pós-treino... Se é exagerado!? Não sei, mas ajuda!!!

UM DEADLIFTER NÃO NECESSITA DE FERRO SOMENTE NA BARRA, 
MAS TAMBÉM NO SANGUE!!!

VAMO QUE VAMO!

NO PAIN... NO GAIN!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário