VISITAS NA CAVERNA

sábado, 19 de maio de 2012

LEVANTAMENTO TERRA - O BÁSICO DOS BÁSICOS



O Levantamento Terra ou em inglês "Deadlift", uma das modalidades do Powerlifting ao lado do agachamento e supino, também conhecidos como Levantamentos Básicos, é o mais poderoso das três modalidades, pois além de ser um exercício multiarticular (recruta vários músculos em sua execução), age como um exercício massificador da musculatura em geral, ou seja, transforma os músculos em verdadeiras rochas.


O Powerlifting como uma das modalidades da musculação exige uma técnica mais avançada em sua execução, assim, uma técnica mais especializada, principalmente tratando-se do Levantamento Terra, visto que, enquanto no supino o músculo alvo é o peitoral tendo como principais sinergistas (músculos auxiliares) o ombro e tríceps e no agachamento, o quadríceps, posterior de coxa, panturrilha e quadril, no levantamento terra praticamente 90% dos músculos do corpo são recrutados para sua execução, assim:

- latíssimo do dorso
- trapézio
- rombóide maior
- rombóide menor
- redondo maior
- iliocostal
- longuíssimo do tórax
- serrátil posterior inferior
- quadrado lombar
- piriforme
- obturador externo
- gêmeo superior
- gêmeo inferior
- quadrado femoral
- glúteo máximo
- quadríceps femorais
- bíceps femorais

Por óbvio que estamos apenas exemplificando os músculos com maior recrutamento na execução de cada modalidade, não que outros músculos não sejam recrutados, seja no levantamento terra, supino ou agachamento, mas aqui fica um exemplo do poder de alcance do Levantamento Terra com relação aos demais exercícios, os quais também são multiarticulares, mas com menos alcance.

Podemos dizer que para uma execução perfeita do Levantamento Terra, há necessidade de observarmos três fatores principais: 

1)- o que preciso para tirar a barra do chão
2)- o que preciso para demonstrar segurança na execução final
3)- o que preciso para devolver com segurança a barra ao chão 

A resposta é simples... 50% perna + panturrilha e 50% lombar + costa!

Quando digo isso, dever ser observada principalmente a região do CORE (região lombo-pélvica), ou seja, região cuja função é estabilizar a coluna e evitar maiores pressões nos discos cervicais, assim, um CORE forte evita desestabilização dos membros inferiores e superiores, evita pressões e lesões na coluna, evita consequentemente um "corpo mole de Bonecão de Olinda".

Não basta no Levantamento Terra o atleta simplesmente tirar a barra do chão, deixar o corpo ereto, travar os joelhos e firmar os ombros atrás, deve também ao retornar  a barra ao chão, tal execução ser efetuada com segurança, demonstrando a força final da execução.

Muitos se enganam que a execução final é a posição ereta e as travas do joelho e ombros atrás, também faz-se necessário demonstrar essa segurança e força no retorno da barra ao movimento inicial, sem lançar a barra ao chão e sim colocá-la no chão.

Tratando-se de um esporte de alto rendimento, o Levantamento Terra, não é praticado por um powerlifter como um atleta de fisiculturismo que busca a hipertrofia, visto que este último treina com repetições entre 8-12, ás vezes até a falha, com cargas muitas vezes igual ou inferior a 80% de 1R.M. e descanso entre 40 a 50 segundos, enquanto no Levantamento Terra como esporte de alto rendimento, o atleta trabalha com repetições entre 1-5 e descanso entre 2 a 3 minutos para uma quase total recuperação do glicogênio, pois trabalha com cargas próximas a 90% de 1R.M.

Notem que no Powerlifting o atleta não está se importando com volume muscular e muito menos definição ou resistência e sim com a força e potência!

Porque digo que o Levantamento Terra é o "BÁSICO DOS BÁSICOS", pois na realidade é simples pois o atleta necessita apenas de uma barra, anilhas e força, muita força muscular global para a execução do movimento, enquanto no supino e agachamento, há necessidade da utilização de suportes para a execução.

Com o Levantamento Terra, não preciso, REALMENTE, digo que não preciso de nenhum outro exercício cardio-respiratório, vez que a força comumente utilizada chega ás vezes ultrapassar o limite do atleta, acaba por gerar um condicionamento maior da respiração e fortalecendo o coração do indivíduo, muito mais que qualquer exercício aeróbico.

Na realidade o atleta demonstra-se efetivamente forte e maciço no Levantamento Terra e não no supino e agachamento.

Abaixo podemos observar um vídeo da correta execução do Levantamento Terra e músculos recrutados e trabalhados:



Breve nova postagem sobre o Levantamento Terra, com vídeos de alguns exercícios de fortalecimento do CORE e técnicas para aumento de carga.

                                     Escrito por: Cleitão Machado (CREF-P/SP 089032) 


   





     

Um comentário:

  1. O levantamento terra solicita os m.m intrínsecos do dorso ou m.m eretores da espinha ou região lombar o que são nomenclaturas diferentes para mesma coisa,glúteo máximo,isquiotibiais, secundário quádriceps m.m extrínsecos do dorso e antebraço.
    Levantamento terra vs Agachamento
    no levantamento terra prevalece a extensão de coluna,o que o caracteriza para o dorso.
    no agachamento o que prevalece é a flexão e extensão do joelho,e a m.m da lombar são usados como retificação,essa é a grande diferença,o glúteo participa ativamente dos 2.porém um é para o dorso,eo outro para os membros inferiores.

    ResponderExcluir